Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/danielacupuntura/www/blog/wp-settings.php on line 512

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/danielacupuntura/www/blog/wp-settings.php on line 527

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/danielacupuntura/www/blog/wp-settings.php on line 534

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/danielacupuntura/www/blog/wp-settings.php on line 570

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/danielacupuntura/www/blog/wp-includes/cache.php on line 103

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/danielacupuntura/www/blog/wp-includes/query.php on line 61

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/danielacupuntura/www/blog/wp-includes/theme.php on line 1109
danielacupuntura.com.br/blog

O culto a frescura

janeiro 25th, 2015  / Autor: Daniel

Admito que escrevi este post para alertar, mas também desabafar sobre um mal que silenciosamente vai dominando as relações humanas. Até onde vai a atitude condizente com determinada situação e começa a frescura? Realmente é difícil traçar a tênue linha entre uma atitude normal e atitude de frescura propriamente dita.

Historicamente a frescura é sinal de status sendo até mesmo aceita como uma característica positiva, onde o fresco acaba recebendo um tratamento diferenciado dos seus admiradores ou bajuladores, geralmente a pessoa fresca carrega no seu intimo uma sensação de ser superior aos outros, como se ela de alguma forma fosse superior, especial. O grande problema é que a frescura domina a pessoa, toma conta de seus atos e atitudes, transformando o indivíduo em um ser egoísta e mesquinho, incapaz de se preocupar com mais nada a não ser em satisfazer os seus próprios desejos. Vamos fazer a seguinte experiência: Lembre se agora de um conhecido seu que é realmente fresco, lembre das atitudes, falas, gestos e maneiras. Note como tudo não passa de egoísmo, puro e simples, egoísmo com pitadas de superioridade, anote mentalmente a impressão sobre a sua experiência e como você agiria sem recorrer a frescura, faça este exercício todos os dias e torne se uma pessoa sem frescuras, pois o mundo agradece.menos-frescura1

Um abraço a todos!!

Admita seus erros

fevereiro 23rd, 2014  / Autor: Daniel

Admita seus erros, perceba seus pontos falhos, e eles perderão o controle que têm sobre você. Todos cometem erros. Na verdade, você pode estar mais errado do que certo. A chave é reconhecer os erros e retomar o rumo.
3-mistakes-when-writing-covered-calls1Se você toma uma direção errada, você não precisa continuar seguindo esse caminho. Dê a volta e retorne à estrada. Quanto mais cedo você estiver no seu rumo original, mais cedo você chegará ao seu destino. Talvez você tenha tido um dia ruim. Talvez você não tenha conseguido o que se propôs a alcançar no dia de hoje. Não desperdice o amanhã debatendo-se no mesmo ponto. Continue sua jornada. Continue do ponto onde parou e deixe os obstáculos para trás. Siga em frente. Mesmo quando ficar para trás, siga em frente.

É você quem determina a direção da sua vida. Não importa onde você esteja, você sempre poderá mover-se na direção dos seus objetivos e dos seus sonhos.

Um grande abraço e uma ótima semana

Daniel Ricardo

Fitoterapia Brasileira Parte I

novembro 4th, 2012  / Autor: Daniel

fitoterapia-plantas-medicinaisNesta sessão do Blog vou trazer um pouco sobre a nossa fitoterapia, sendo bem mais barata e de fácil acesso, sem perder em qualidade para nenhum outro fitoterapico no mundo.

Vamos entender as formas encontradas no mercado, facilitando a compra e manuseio do fitoterápico.

Extrato seco padronizado (Encapsulado), Extrato fluido(deve ser administrado em gotas), Planta in natura (Planta seca usada em decocção ou infusão), Xarope (Extrato fluido somado a um veiculo, que pode ser mel medicinal ou xarope feito a base de açucar refinado), Shakes (Mistura de ativos em pó, que pode conter corantes e flavorizantes para mascarar odores), Sachês (Usado para dosagens altas, que não cabem em uma capsula só), Pomadas (Para aplicação tópica , esta pomada pode ser com manteigas vegetais ou vaselina sólida), Balas de Goma (Balas a base de colágeno hidrolisado recheados com fitoterápicos) e Fitocosmética (Extratos glicólicos vegetais em loções, cremes ou emulsões).

Nas próxima sessões vou dar sugestões de fitoterápicos para os casos mais comuns no dia a dia clínico.

Inibidores de apetite/Mucilagens

Faseolamina - Inibidor de amilase, diminuindo a absorção de carboidratos (250-1000mg)

Gymenma - Diminui a vontade de doces, ótimo para o diabetes (75-500mg)

Cassiolamina - Inibidor de lípase, diminui a absorção degorduras (200-600mg)

Garcínia - Inibe a síntese de ácidos graxos (500mg)

Existem outros fitoterápicos, porém estes são os mais eficientes e de fácil compra, sendo encontrados em praticamente todas as farmácias de manipulação do país.

Muito obrigado a todos e aguardem as próximas sessões, onde vou falar sobre, metabolizadores de açucar, ansiolíticos e antidepressivos, estimulantes do sistema nervoso e para tratamentos hormonais.

Daniel Ricardo

Os 5 elementos na Medicina Chinesa

novembro 3rd, 2012  / Autor: Daniel

5 elementos

Filosofia

Os cinco elementos Juntamente com a teoria do Yin e Yang são os dois pilares da Medicina Oriental. Mais recente que a teoria do yin e yang, a teoria dos 5 elementos foi primeiramente documentada na China no Período dos Estados Guerreiros (221-476 a.C.) e coexistiu independentemente da teoria do Yin e Yang, mas foi durante a Dinastia Song (960-1279 d.C.) que começou a fusão entre os dois sistemas e que o sistema dos 5 elementos foi utilizado para diagnóstico e tratamento de doenças pela primeira vez.

A teoria dos 5 elementos é um sistema filosófico aplicável não só à medicina, tudo pode ser classificado de acordo com esta teoria. Os 5 elementos podem ser entendidos como fases ou movimentos das energias Yin e Yang. As imagens dos elementos Água, Madeira, Fogo, Terra, Metal representam as forças naturais que juntas formam um ciclo dinâmico.

O sistema dos 5 elementos teve períodos de alta e baixa popularidade através da história da Medicina Chinesa e da própria cultura daquele país. No Huang Ti Nei Ching, o Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo, os 5 elementos eram classificados como de fundamental importância.

Atualmente os cinco elementos tornaram se a base para uma boa anamnese clínica oriental, permitindo a todos os profissionais que trabalham com fitoterapia, masssagens e acupuntura um alto nível de tratmento conduzindo os casos clínicos de acordo com o padrão adquirido individualmente pelos pacientes, evitando o efeito “receita de bolo”, que infelizmente hoje está cada vez mais presente na prática clínica.

Muito obrigado e um grande abraço a todos.

Daniel Ricardo

Dr. Google

setembro 16th, 2012  / Autor: Daniel

sorrisoRecentemente ocorreu um fato que provavelmente poderia ser colocado em uma apresentação de stand up comedy, o paciente chega ao consultório, um senhor muito educado mas com aspecto extremamente preocupado e abatido, olha para mim e diz; ” O senhor é a minha última esperança ” e me entrega um laudo médico onde dizia na hipótese diagnóstica GONARTROSE, e antes mesmo que eu pudesse explicar o quadro ele me deu uma aula sobre a genitalia masculina, totalmente baseada no Google e na Wikipédia, incluindo anatomia, patologia e possíveis complicações clínicas. Lembrando que a formação acadêmica do meu paciente quase médico era de engenheiro, portanto imaginem só.

No auge da aula eu olhei para ele e disse; ” Meu senhor GONARTROSE não é uma patologia nas suas gônadas e sim uma inflamação nos joelhos”

SENSACIONAL!!

Um abraço a todos

Daniel Ricardo

Sorria!!Mesmo que você não esteja sendo filmado.

agosto 5th, 2012  / Autor: Daniel

crianca-sorrindo02

Simplesmente sorria, parece simples, mas… Hoje em dia estamos tão envolvidos com coisas sérias que o ato de sorrir ficou reservado para as criancinhas, palhaços , velhinhos animados e uma minoria de adultos que relaxam e sorriem com intensidade contagiante, alegrando a todos que os rodeiam.

Portanto meus amigos aproveitem que hoje é domingo e a segunda se aproxima e acrescente este pequeno(grande) ato no dia a dia de vocês.

Um grande abraço a todos!!!!

Daniel Ricardo

O desequilíbrio é contagioso!!

janeiro 29th, 2010  / Autor: Daniel

saude_37Ola pessoal, resolvi escrever este pequeno texto após uma pergunta feita durante o atendimento.A questão era ” Os desequilíbrios na visão da medicina chinesa são contagiosos? ” , fiquei surpreso com a indagação e após uma pequena reflexão baseada em tantos anos de tratamentos e estudos pude responder da seguinte forma.

Sim, os desequilíbrios são muito contagiosos, sendo assim também perigosos e se espalham mais rapidamente do que imaginamos.O grande problema de ser infectado pelo desequilíbrio alheio, seja de uma pessoa, grupo social, seita, empresa, família e etc é o fato que a princípio não aparece sintoma algum, simplesmente vamos nos adaptando àquela realidade muitas vezes deturpada e distorcida e acabamos nos contaminando por completo com os desequilíbrios alheios.

Vou dar um pequeno exemplo para ilustrar a situação, imaginem em uma família onde todos gritam, para tudo , com o cachorro, entre os próprios membros familiares, assistindo TV e etc, e você vai passar férias um mês dentro deste ambiente, com certeza no primeiro momento haverá um choque, pois não estava acostumado a esta situação mas com o passar dos dias, sem que você perceba, estará gritando também, igualzinho a todos os outros.Isto ja foi mencionado pelos estudiosos orientais como a lei do ” niassara”  onde automaticamente, como mecanismo de aceitação coletiva, nos moldamos e imitamos os outros.

Faça uma pequena pausa e lembre se das situações do dia a dia, no trânsito, no estádio de futebol, na faculdade e etc, e verá que também ja foi vítima ou vitimou alguém com a lei do niassara.Desta forma temos como obrigação e dever como pessoas neste mundo a buscar o verdadeiro caminho do equilíbrio e da consciência dos nossos atos, pois como a muito tempo ouvimos em todas as filosofias, seja oriental ou ocidental, somos todos UNO, isto quer dizer que a minha atitude e equilibrio vão afetar mais do que imaginamos, podendo se não for curada destruir mais que todos os virus já conhecidos pelo homem.equilibrio

Vamos la pessoal, façam dos seus dias verdadeiros centros de treinamento em busca do equilíbrio, pois com certeza os resultados serão maravilhosos!!E não se esqueçam, o equilíbrio também é contagioso!!

Muito obrigado

Daniel Ricardo

Realidade

janeiro 22nd, 2010  / Autor: Daniel

060924_ilusoes-opticas2Realidade, estive refletindo sobre esta palavra e fui fazer uma pequena pesquisa sobre este assunto,  pude perceber que muitas pessoas já fizeram o mesmo e em muitas épocas diferentes na história da humanidade. A mais interessante definição que encontrei foi na Índia, que diz o seguinte, …” a realidade da mente é Maya “… , lembrando pessoal que Maya para os indianos significa ilusão, isto mesmo, ilusão e agora você pode substituir na frase acima e ver o que eles querem dizer com a frase, ” a realidade da mente é ilusão “. Neste momento tenho certeza que algumas pessoas devem estar pensando, mas o que eu tenho a ver com isso? O Daniel deve ter assistido muito Caminho das indias mesmo, ficou louco…, mas não é nada disto e vou explicar o porque estou tão preocupado com a palavra realidade.

ilusaoTodos os dias, infelizmente, as pessoas tomam mais e mais remédios antidepressivos e para diminuir a ansiedade, em nenhum momento da história moderna tomamos tantos e dependemos tanto de medicação como nos dias atuais, desta forma posso concluir que, ou estamos muito doentes ou estamos cada vez mais nos distanciando da realidade e do momento presente, entrando em um mundo mental ( maya lembra se ) cada vez mais sombrio e obscuro, sem limites, e o pior ele está dentro de cada um de nós.

A tão temida depressão e a sua mais fiel companheira a ansiedade nada mais são que manifestações mentais de distorção da realidade, ou seja, o indivíduo está sempre fora do EXTERNO e está SEMPRE mergulhado no INTERNO, vou exemplificar de uma maneira bem simples o que isto quer dizer.

Acordo pela manhã, mal ponho os meus pés para fora da cama a minha cabeça já dispara um alarme dentro de mim ” Está atrasado, corra, tem tanta coisa para fazer hoje, contas para pagar, escola de inglês, trabalho da faculdade, relatórios…”, e ai vai em uma infinita agenda de compromissos , sem contar que a palvra de ordem é ” Tudo isto era para ONTEM, para ONTEM… e etc.Realmente temos compromissos e isto é muito bom e positivo pois indica que estamos em plena produção e atividade, porém, se deixarmos esta condição mental tomar conta de nossas vidas estaremos literalmente jogando a nossa vida fora, na lata do lixo sem direito a reciclgem.

Vamos tentar o seguinte exercício para a situação acima, e quero que todos façam para sentir a diferença.ilusao-4

Acorde, ouça os sons ao seu redor, sinta os pés tocando ao solo, sensações, temperatura, enfim toda a informação que os nossos sentidos estão mandando o tempo todo para o nosso cérebro, mas que ignoramos por completo por viver dentro de nossas cabeças, atolados em pensamentos e mais pensamentos.Com esta simples mudança você começa a entrar em um mundo novo, na qual eu chamo de ” O mundo aqui fora “, onde realmente devemos ficar, e não como verdadeiros zumbis que simplesmente vão executando tarefas uma após a outra como máquinas.

A partir do momento que você conecta se com a realidade tudo muda de figura, pois realmente estamos agindo com total percepção e controle de nossas atitudes, ouvimos as pessoas, falamos verdadeiramente com nossa esposa, filhos, encarregados  e etc, ou seja, estamos vivos, e a partir dai a vida fica mais clar a nossa frente, ou seja a realidade nada mais é que o momento presente, sendo apenas isto, o momento presente.

Tudo o que forçar você para fora deste momento presente, com certeza estará roubando a sua vida, pois se o seu amigo, por exemplo,   falar algo  a sua mente vai estar tão cheia de pensamentos que no máximo conseguirá ouvir tudo pela metade e depois dar uma resposta superficial, gerando na outra pessoa um sentimento de vazio, que aos poucos vai minando o relacionamento, seja ele qual for, levando as nossas vidas cada vez mais para a solidão e isolamento, pelo simples fato de vivermos dentro de nossas cabeças. 

Por este motivo eu convido a todos, realmente a todos, a vir viver o mundo aqui fora, saiam de dentro de suas cabeças e sintam o mundo fora, posso garantir que é uma delícia, estar vivo é sem dúvida nenhuma um presente.

Muito obrigado!

Daniel Ricardo

O propósito do atendimento

janeiro 21st, 2010  / Autor: Daniel

naturezaAo longo destes anos de prática clínica pude ter praticamente todos os tipos de experiências em tratamentos das mais diversas moléstias.Porém a dor é o motivo predominante que leva a maioria das pessoas até o consultório.

A dor pode ser caracterizada de muitas maneiras pela medicina moderna, mas muitas vezes ela nos confunde e dificulta o diagnóstico, o propósito da acupuntura nesses casos é sempre muito claro. Aliviar a dor,  como nas tendinites, bursites e inflamações por todo o corpo, agindo como um antiinflamatório de ação rápida e de longa duração.Sem contar que não teremos os temidos efeitos colaterais que sempre acompanham os fármacos.

Neste momento você pode estar pensando …”Òtimo, resolvemos o problema das pessoas…”, mas infelizmente não é bem assim que funciona.

Realmente a dor vai embora e as inflamações somem, o corpo se recupera muito bem e tudo vai voltando ao seu ritmo normal, o paciente fica feliz e o tratamento esta prestes de chegar ao final, neste momento a pessoa percebe que algo mais profundo está sendo alterado com as aplicações de acupuntura e faz o seguinte relato…”Interessante, não sei se é coincidência mas me sinto mais calmo ou centrado ou…”, de fato, a pessoa está diferente, mas não consegue explicar esta mudança a principio.

O fato é ” estou equilibrado ” para a acupuntura significa muito mais do que nós ocidentais imaginamos, significa que profundamente a cada inspiração e expiração o meu corpo flui com vitalidade e saúde, de  maneira vibrante, aproveitando o máximo este maravilhoso fluxo vital gerado com a união do ar e nossos pulmões, desta forma talvez pela primeira vez a pessoa se sinta viva e desfrutando desta vitalidade, isto sim é o verdadeiro significado da palavra saúde.

Portanto, todos os dias ao levantar de nossas camas para um novo dia, devemos nos propor a executar todas as inumeras tarefas na qual nos empenhamos da maneira mais vigorosa e perfeita possível, evitando que seja criado um fluxo desordenado e doentio em nosso dia a dia.Esta é uma maneira simples e muito eficaz para a purificação e o reequilibrio de nosso corpo, mente e toda a trama de meridianos que nos envolve transformando a nossa realidade e a de todas as pessoas que nos rodeiam em um ambiente de alegria, paz, prosperidade e saúde.Então pessoal, mãos a obra pois temos muito a fazer…

Muito obrigado!

Daniel Ricardo

UM CONVITE A TODOS

setembro 26th, 2009  / Autor: Daniel

img_72151Este primeiro texto foi escrito por dois motivos principais, o primeiro de agradecer a todas as pessoas que me ajudaram, aos meus amigos e família pois sem estas pessoas nada seria possível, o segundo de convidar aos meus queridos pacientes com suas maravilhosas experiências a participarem do meu Blog.Espero de coração que este seja um veículo de assuntos interessantes e traga todos os dias uma pequena gota de inspiração para todos nós.

Cada vez mais estamos mergulhados na era da comunicação e da globalização, porém isto muitas vezes não significa uma boa qualidade de informação ou entretenimento.Vamos plantar uma boa semente neste espaço que está nascendo, para quem sabe espalharmos bons frutos pela internet, o mundo hoje com todas as maravilhas modernas parece ter esquecido de conceitos simples e básicos, mas que fazem muito a diferença.

Pessoal, convido a todos a participarem, ficarei muito feliz em poder estar sendo útil com meu Blog.

Muito obrigado!

Daniel Ricardo